
O Paraná, maior produtor de frango do Brasil, e um dos dez maiores do mundo, dá mais um passo para fortalecer o agronegócio. Foi lançado o primeiro fundo estadual de investimento exclusivo para o setor agropecuário, com potencial para movimentar bilhões de reais em melhorias estruturais em propriedades rurais.
Com aporte inicial de R$ 150 milhões da Fomento Paraná, o modelo prevê a criação de subfundos direcionados a cooperativas e empresas agroindustriais, que poderão captar recursos públicos e privados. O objetivo é financiar aquisição de máquinas, sistemas de irrigação, equipamentos e infraestrutura, complementando as linhas tradicionais de crédito, como o Plano Safra.
Financiamento direto para quem produz no campo
Quem explica o funcionamento do fundo é Cláudio Stábile, diretor-presidente da Fomento Paraná. Segundo ele, o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é um mecanismo inovador que responde a uma demanda direta do setor produtivo e do governo estadual.
“O plano safra é importante, mas muitas vezes não supre a necessidade de todos. O Fiagro paranaense vem para preencher essa lacuna, com recursos disponíveis via cooperativas, que conhecem de perto a realidade de seus cooperados”, destaca Stábile.
Com uma primeira fase já capitalizada em R$ 50 milhões, a expectativa é que o fundo alcance valores até quatro vezes maiores, conforme a adesão de investidores e a demanda das cooperativas. A gestão será feita pela iniciativa privada, com prioridade para compras e serviços realizados dentro do estado, o que estimula a economia local.
Faça parte da nossa comunidade no WhatsApp!
Entre no grupo do Ligados & Integrados e fique por dentro de notícias, dicas técnicas e novidades das cadeias de aves e suínos, além de acompanhar o dia a dia no campo. É rápido, fácil e cheio de conteúdos especiais! 🧡
🔗 Clique aqui e junte-se a nós.