AVICULTURA BRASILEIRA

Ambiência na avicultura: fator-chave para bem-estar e alta conversão alimentar

Tecnologia no controle de temperatura e umidade é essencial para impulsionar a produtividade e garantir a qualidade do frango brasileiro

Foto: Interligados - Aviário da Família Moraes de Amparo (SP)
Foto: Interligados - Aviário da Família Moraes de Amparo (SP)

Para que o Brasil siga como líder nas exportações de carne de frango, é essencial manter a produtividade em alta dentro das granjas. Nos últimos anos, avanços em genética, nutrição e manejo elevaram o desempenho das aves. Mas um fator se tornou indispensável nessa equação: a ambiência.

Com ciclos produtivos mais curtos e frangos abatidos, em média, com até 45 dias de idade, o desafio passa a ser manter a temperatura corporal ideal durante todo o desenvolvimento das aves.

Bernardo Gallo, vice-presidente da Cobb LatCan, explica que o frango moderno passou por uma evolução genética contínua, o que permitiu maior ganho de peso em menos tempo. Assista ao vídeo abaixo e confira a entrevista na íntegra.

O Interligados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30

“Essa evolução gera eficiência, redução de custos e melhor produtividade para todo o sistema. Mas também eleva a temperatura corporal das aves, exigindo maior cuidado com a ambiência desde a incubação”, destaca.

Como o incubatório faz a diferença na saúde do lote?
Foto: Interligados

De acordo com Gallo, ainda durante o desenvolvimento embrionário, a temperatura deve ser cuidadosamente monitorada. “Nunca devemos ultrapassar 40,6 °C durante o processo de incubação. E após o nascimento, as aves devem ser criadas em ambientes até 0,4 °C mais frios do que as curvas históricas indicam”, afirma.

Foto: Interligados – Aviário da Família Volpe de Sidrolândia (MS)

Os chamados galpões climatizados com ventilação em túnel negativa têm ganhado espaço no campo, permitindo um controle mais preciso de temperatura, umidade e renovação de ar.

Além de melhorar o bem-estar animal, essa tecnologia impacta diretamente na conversão alimentar, tornando o uso da ração mais eficiente. O resultado são frangos mais saudáveis e produtos de maior qualidade para o consumidor.

A avicultura brasileira vem se destacando como exemplo global na adoção dessas soluções. Segundo Gallo, o país possui profissionais e empresas referências na área de ambiência. 

“O produtor e a agroindústria estão investindo de forma acelerada para oferecer condições ideais às aves, aplicando novos parâmetros com apoio tecnológico”, ressalta.

Bernardo Gallo, vice-presidente da Cobb LatCan

Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece no setor.