NOVA GERAÇÃO

Jovens na lida: veterinário assume granja da família para crescer na avicultura

Aos 25 anos, Alexander Kroetz une paixão pelo campo, formação técnica e apoio familiar para prosperar na produção de frango de corte em Iporã do Oeste (SC)

O exemplo do jovem catarinense mostra que o agro está em boas mãos. Com conhecimento técnico, conexão com o campo e espírito de liderança, Alexander Kroetz representa uma geração que não apenas assume a lida, mas transforma a atividade com inovação e propósito.
Jovens na lida: veterinário assume granja da família para crescer na avicultura

Aos 25 anos, o médico-veterinário Alexandre Kroetz é o retrato de uma nova geração que valoriza o legado da família no campo, mas também investe em capacitação para inovar e prosperar na avicultura. 

Em Iporã do Oeste, no interior de Santa Catarina, ele assumiu a granja construída em 2016 pelos pais e desde 2021 é o responsável direto pelo manejo de 22 mil aves alojadas em sistema integrado.

Com a aposentadoria do pai, a decisão de dar continuidade à produção de frango de corte veio acompanhada de desafios e responsabilidades. 

“Foi um pouco difícil no começo, até entender que a granja dependia totalmente de mim. Mas fui persistente e fiz acontecer”, relata.

Hoje, Alexander não só se mantém na atividade como também busca aprimoramento constante. Ele cursa pós-graduação em sanidade avícola e aplica os conhecimentos no dia a dia da granja, em decisões que envolvem bem-estar animal, manejo e desempenho zootécnico.

A produção familiar, que começou como alternativa para aproveitar a cama aviária como adubo na lavoura, hoje é totalmente dedicada à criação de frangos. E para garantir o bom desempenho do lote, Alexander conta com o apoio da mãe, irmã e cunhado. “Nos momentos de maior demanda, todos ajudam. É uma atividade que une a família”, reforça.

Entre as tarefas do dia a dia, o que mais encanta o avicultor é observar o comportamento dos frangos. “Não existe fórmula mágica. Fazer o simples bem feito é o que garante bons resultados. Gosto de me colocar no lugar da ave e sentir o que ela sente, isso guia minhas decisões.”

A dedicação tem dado frutos. Além de garantir qualidade de vida no campo, a granja se destaca pelo desempenho dos lotes e pela eficiência na conversão alimentar, um dos principais indicadores da produção de proteína animal.

Alexander vê um futuro promissor no agro. Quer seguir atuando na avicultura e explorar outras possibilidades ligadas à sua formação.

“Há muitas oportunidades para quem tem vontade de aprender e fazer bem feito. Meu desejo é despertar o interesse de outros jovens por essa profissão, que é essencial para o Brasil e para o mundo.”

Alexander Kroetz

Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece no setor.