ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Comer ovo toda semana pode proteger o cérebro, revela estudo

Pesquisa com idosos aponta relação entre consumo de ovos e menor risco de Alzheimer, graças à colina presente na gema

Comer ovo toda semana pode proteger o cérebro, revela estudo

Comer ovo toda semana pode ser mais do que saboroso — pode ajudar a proteger a memória. Segundo um estudo publicado no The Journal of Nutrition, idosos que consumiam mais de um ovo por semana apresentaram 47% menos risco de desenvolver Alzheimer ao longo de quase sete anos de acompanhamento.

A pesquisa analisou mais de mil pessoas com idade avançada e identificou uma forte relação entre o consumo regular do alimento e a saúde cerebral. O nutriente responsável por esse efeito positivo é a colina, encontrada em abundância na gema do ovo.

O Interligados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.

A colina é essencial para o funcionamento dos neurônios e atua diretamente na formação de neurotransmissores ligados à memória. De acordo com o estudo, 39% do efeito protetor observado contra o Alzheimer foi atribuído diretamente à presença da colina na alimentação dos participantes.

Além disso, exames realizados em parte dos idosos mostraram menor presença de placas beta-amiloides e emaranhados neurofibrilares, que são marcas biológicas do Alzheimer, entre aqueles que comiam ovos com frequência.

Vale destacar que o estudo é observacional, ou seja, não é possível afirmar que o ovo previne Alzheimer de forma definitiva. No entanto, ele reforça o potencial do alimento como um aliado na saúde do cérebro, o que já tem sido apontado por outras pesquisas recentes.

Na dúvida, melhor não tirar o ovo do cardápio. Afinal, além de acessível e versátil, ele continua ganhando espaço nas evidências científicas como um alimento funcional — inclusive quando o assunto é proteger a memória e garantir uma velhice com mais qualidade de vida.

Faça parte da nossa comunidade no WhatsApp!
Entre no grupo do Interligados e fique por dentro de notícias, dicas técnicas e novidades das cadeias de aves e suínos, além de acompanhar o dia a dia no campo. É rápido, fácil e cheio de conteúdos especiais! 🧡
🔗 Clique aqui e junte-se a nós.