DICAS PRÁTICAS

Novo manual de biosseguridade reforça proteção na avicultura e suinocultura

Documento orienta produtores e profissionais sobre medidas preventivas contra a entrada e disseminação de agentes infecciosos em granjas

Novo manual de biosseguridade reforça proteção na avicultura e suinocultura

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou um manual de procedimentos de biosseguridade para aves e suínos na última terça-feira (25).

O documento tem como missão oferecer um guia técnico acessível e aplicável à realidade das granjas brasileiras. Assim, orienta produtores e profissionais sobre medidas preventivas contra a entrada e disseminação de agentes infecciosos.

Entre os temas abordados estão localização e estrutura das instalações, barreiras físicas e sanitárias, controle de acesso de pessoas e veículos, manejo alimentar e vacinação, controle de vetores, cuidados com dejetos e planos de contingência para emergências sanitárias.

O Manual de Biosseguridade da ABPA está alinhado aos princípios do movimento “Uso Consciente, Futuro Sustentável”, lançado em outubro pela entidade, e reforça a importância das práticas de prevenção como base da estratégia do uso consciente de antimicrobianos e combate à resistência antimicrobiana (RAM).

“A biosseguridade é o pilar central da produção responsável. Cada medida preventiva adotada nas granjas representa uma barreira a menos para a entrada de doenças e um passo a mais na direção da sustentabilidade sanitária. Com este manual, queremos apoiar o setor produtivo com informações claras, práticas e aplicáveis ao dia a dia dos profissionais que estão no campo”, destacou a diretora técnica da ABPA, Sula Alves.

Já o presidente da entidade, Ricardo Santin, destacou que o material consolida o compromisso do setor com a saúde única. “Nosso objetivo é apoiar conhecimento técnico em prática cotidiana, incentivando o uso responsável de antimicrobianos e o fortalecimento da biosseguridade.”

Para fazer o download do material, clique aqui.

Sair da versão mobile